Informações

COMEMORAÇÕES DO 97.º ANIVERSÁRIO DO DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO E DO HERÓI NACIONAL

O Cônsul-Geral de Angola em Lisboa, Sr. Dr. Narciso do Espírito Santos Júnior, iniciou no dia 12 de Setembro, quinta-feira, a sua 1.ª visita oficial no Concelho de Olhão, situada na Região do Algarve, por 2 dias, de carácter Institucional, concernente ao 97.º Aniversário do dia 17 de Setembro, “Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional.
Às 15 horas do mesmo dia, o Chefe da Missão Consular, foi recebido pelo então Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Miguel Pina, estando sua Excelência Sr. Cônsul-Geral acompanhado pela sua Delegação. Participou também neste encontro os vereadores que respondem por todos os pelouros da Autarquia de Olhão e os Órgãos da Direçção da Associação Ondjo Yetu.
Sua Excelência Sr. Cônsul-Geral, agradeceu o convite e a disponibilidade do Presidente em receber a Comitiva. O Sr. Cônsul-Geral, informou que, além do encontro cortês com o Autarca, a sua visita no Concelho de Olhão, estava relacionada com uma actividade cultural em alusão ao 97.º Aniversário do Dia 17 de Setembro, data de nascimento do primeiro Presidente de Angola e comemorativa ao dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional. A cidade de Olhão, foi a cidade eleita para a realização do evento, com o objectivo de enaltecer a vida e obra do Dr. António Agostinho Neto, em parceria com a Associação Angolana Ondjo Yetu, confinada na Área do Algarve.
Na tarde do segundo dia da visita, dia 14, sábado, foi marcado pelo tão grande e esperado dia: as comemorações do 97.º aniversário do dia 17 de Setembro. Realizou-se no centro da cidade de Olhão, na Praceta de Agadir. Todas as autoridades locais do Concelho de Olhão brindaram-nos com a sua presença, bem como a sociedade civil, empresários, estrangeiros de várias nacionalidades, com a presença notória da Comunidade Angolana provenientes dos diversos pontos de Portugal, estimando a participação na actividade de 400 pessoas no recinto.
A actividade iniciou com palavras de circunstâncias do Dr. António Pina, Presidente da Câmara de Olhão, seguido do discurso da Presidente da Associação Ondjo Yetu. O Chefe da Missão Consular alusivo a efeméride fez a apresentação da Biografia do Fundador da Nação.
Os grupos tradicionais (Jovens do Hungo e Kwanza) animaram a festa com dança e desfile de traje típico das 18 províncias de Angola. O músico angolano radicado na Região do Algarve, Xico Barata, apresentou um repertório de artistas angolanos da década de 70 à 90.
A gastronomia angolana esteve patente neste evento, o que permitiu que os participantes pudessem degustar os pratos típicos e muitos tiveram a oportunidade de recordar os sabores da nossa culinária.

Sr. Cônsul-Geral e o Presidente da Câmara de Olhão
Apresentação da Biografia do Dr. António Agostinho Neto por S. Excia. .Sr. Cônsul-Geral
Grupo Tradicional “Jovens do Hungo”
Exposição do Primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto
Exposição do Primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto
Gastronomia Angolana
Participantes do Evento