O Cônsul-Geral de Angola em Lisboa, Sr. Dr. Narciso do Espírito Santos Júnior, iniciou no dia 12 de Setembro, quinta-feira, a sua 1.ª visita oficial no Concelho de Olhão, situada na Região do Algarve, por 2 dias, de carácter Institucional, concernente ao 97.º Aniversário do dia 17 de Setembro, “Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional.
Às 15 horas do mesmo dia, o Chefe da Missão Consular, foi recebido pelo então Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Miguel Pina, estando sua Excelência Sr. Cônsul-Geral acompanhado pela sua Delegação. Participou também neste encontro os vereadores que respondem por todos os pelouros da Autarquia de Olhão e os Órgãos da Direçção da Associação Ondjo Yetu.
Sua Excelência Sr. Cônsul-Geral, agradeceu o convite e a disponibilidade do Presidente em receber a Comitiva. O Sr. Cônsul-Geral, informou que, além do encontro cortês com o Autarca, a sua visita no Concelho de Olhão, estava relacionada com uma actividade cultural em alusão ao 97.º Aniversário do Dia 17 de Setembro, data de nascimento do primeiro Presidente de Angola e comemorativa ao dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional. A cidade de Olhão, foi a cidade eleita para a realização do evento, com o objectivo de enaltecer a vida e obra do Dr. António Agostinho Neto, em parceria com a Associação Angolana Ondjo Yetu, confinada na Área do Algarve.
Na tarde do segundo dia da visita, dia 14, sábado, foi marcado pelo tão grande e esperado dia: as comemorações do 97.º aniversário do dia 17 de Setembro. Realizou-se no centro da cidade de Olhão, na Praceta de Agadir. Todas as autoridades locais do Concelho de Olhão brindaram-nos com a sua presença, bem como a sociedade civil, empresários, estrangeiros de várias nacionalidades, com a presença notória da Comunidade Angolana provenientes dos diversos pontos de Portugal, estimando a participação na actividade de 400 pessoas no recinto.
A actividade iniciou com palavras de circunstâncias do Dr. António Pina, Presidente da Câmara de Olhão, seguido do discurso da Presidente da Associação Ondjo Yetu. O Chefe da Missão Consular alusivo a efeméride fez a apresentação da Biografia do Fundador da Nação.
Os grupos tradicionais (Jovens do Hungo e Kwanza) animaram a festa com dança e desfile de traje típico das 18 províncias de Angola. O músico angolano radicado na Região do Algarve, Xico Barata, apresentou um repertório de artistas angolanos da década de 70 à 90.
A gastronomia angolana esteve patente neste evento, o que permitiu que os participantes pudessem degustar os pratos típicos e muitos tiveram a oportunidade de recordar os sabores da nossa culinária.






