Visita Efectuada à Região Autónoma dos Açores

A Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), endereçou um convite a S/Excia Cônsul Geral de Angola em Lisboa, Sr. Dr. Narciso do Espírito Santos Júnior, para participar no período de 09 á 11/11/17, na nona (9ª) Edição do Festival Anual o ‘’Mundo Aqui’’ uma celebração ao 42º Aniversário da Independência de Angola.
Realça-se ainda por razões de calendário de S/Excia. Sr. Cônsul Geral, não foi possível estar presente e em sua representação indicou o Dr. André Lourenço Lopes, Vice-Cônsul para o Sector de Registos, que foi acompanhado do Sr. Mário Silva, Vice-Cônsul do Sector das Comunidades.
De acordo com o programa, na manhã de sexta-feira do dia 10 de Novembro, o Chefe da Delegação e a sua comitiva foram recebidos oficialmente pelo Dr. Paulo Teves, Director Regional das Comunidades dos Açores e na sua cortesia de cumprimentos aproveitou a oportunidade para proceder a entrega do Jornal Mwangolê e de uma Brochura, retratando a primeira visita de apresentação oficial do Cônsul Geral de Angola em Lisboa, nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Posteriormente as 12H50 a Delegação Consular deslocou-se à sede da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) com objectivo de conhecer as Instalações, assim como inteirar-se da actividade programada em alusão ao dia da Independência Nacional nos Açores.
Após apresentação, o Chefe da Delegação, agradeceu em nome de S/Excia Sr. Cônsul Geral, pela vitória alcançada da cidadã de nacionalidade angolana, Professora Dra. Maria Cristina Borges, eleita Presidente da AIPA o que poderá ajudar no quadro do Projecto de Proximidade com a Comunidade Angolana na Região.

Dra. Maria Cristina Borges, Presidente da AIPA, Dr. André Lopes – Vice-Cônsul do Sector do registo civil, Dr. Mário Silva – Vice-Cônsul do Sector das Comunidades

A Professora Maria Cristina Borges, agradeceu com emoção a presença da Delegação enviada e fez a apresentação do trabalho que AIPA tem desenvolvido em prol da integração dos imigrantes nos Açores. A professora garantiu total disponibilidade no apoio ao trabalho a ser realizada com a comunidade angolana residente na Região Autónoma dos Açores.
Durante a ocasião, a Delegação Consular também procedeu a entrega exemplares do Jornal Mwangolé e de uma Brochura retratando visitas efectuadas pelo Cônsul Geral, Dr. Narciso do Espírito Santo Júnior às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Entrega da Revista com Ilustrações da Visita Oficial de Sua Excelência, Sr. Cônsul Geral, Dr. Narciso do Espírito Santo Júnior as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores
Entrega do Exemplar Mwangolé

No período da tarde do dia 10, a Delegação participou na sessão de abertura do evento que contou com a presença de personalidades da Presidência Açoriana, representantes da Comunidade de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Açorianos.
Na sequência do programa de visitas no dia 11, a Delegação deslocou-se através de visita guiada pela Professora Maria Cristina Borges e os seus colaboradores para as obras das futuras instalações da AIPA. Após a verificação do espaço, constatou-se a necessidade de apoio para a reabilitação.
Posteriormente, no último dia do encontro as 15h00, a Comitiva Chefiada pelo Vice-Cônsul dos Registos, Dr. André Lopes, deslocaram-se ao Pavilhão do Mar, local do evento para a celebração do 42º aniversário da independência da República de Angola.
Durante o acto, o chefe da Delegação no seu discurso de abertura agradeceu o convite endereçado a S/Excia Cônsul Geral e garantiu a continuidade no apoio as comunidades, no reforço e a cooperação junto das instituições Açorianas e Angolanas.

CONSULADO GERAL DE ANGOLA EM LISBOA, AOS 15 NOVEMBRO DE 2017